Notícias
Marroquinos conhecem gestão brasileira de águas
Uma missão técnica do Marrocos está no Brasil para trocar experiências na área de gestão dos recursos hídricos foi recebida ontem na Agência Nacional de Águas (ANA). A missão é composta pelo diretor-geral da Agência Nacional de Água Potável daquele país, Ali Fassi Fihri, do diretor de Estudos e Planificação, Hassan Badraoui, do diretor Regional de Hidráulica do Tafilalet, M. Messaoudi, e do assessor do ministro do Meio Ambiente, Rachid Balafrej.
A visita estava prevista no Protocolo de Intenções firmado entre os governos de Brasil e Marrocos em 2003, assinado pela ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, e pelo ministro de Gestão do Território, da Água e do Meio Ambiente do Reino do Marrocos, Mohamed Elyazghi. Segundo o protocolo, o objetivo da missão é conhecer a experiência brasileira em gestão de águas, o quadro institucional e legal, a criação de comitês de bacia e os procedimentos para obtenção de permissões de uso e para cobrança pelo uso de recursos hídricos, entre outros.
Depois da visita a ANA, quando conheceram os projetos de gestão de recursos hídricos em desenvolvimento, os marroquinos embarcaramm para Natal (RN), onde, hoje, reúnem-se com o secretário de Estado de Recursos Hídricos, Josemá de Azevedo. A missão encerra a viagem com uma visita ao Ceará.
Missões estrangeiras - Antes dos marroquinos, a ANA recebeu duas missões estrangeiras, uma chinesa e outra da Tanzânia. A visita dos chineses, em maio de 2002, teve como objetivo a troca de experiências sobre projetos hidroenergéticos e a apresentação da legislação brasileira relativa à gestão dos recursos hídricos. Já a missão da Tanzânia esteve no País em novembro de 2003 e também visou a troca de experiências.