Notícias
Marina Silva participa de lançamento de frente parlamentar para Amazônia
A ministra Marina Silva participou, nesta quarta-feira (22), do lançamento da Frente Parlamentar Mista Amazônia para Sempre, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Na ocasião, a ministra ressaltou a importância da iniciativa por dar sustentabilidade política para as questões complexas que envolvem a Amazônia na opinião pública nacional e internacional. A frente reúne 253 deputados e 22 senadores. Foi inspirada na Carta Aberta de Artistas Brasileiros sobre a Devastação da Amazônia, que pede a interrupção imediata do desmatamento da floresta.
Na solenidade, Marina Silva disse que a humanidade passa por um momento decisivo no combate ao aquecimento global. Segundo ela, a maior quantidade de emissões de gases causadores do efeito estufa que o Brasil emite vem da destruição de florestas. Porém, lembrou, que 80% de todos os gases emitidos no planeta vêm da matriz energética suja dos países desenvolvidos.
A ministra chamou atenção dos parlamentares para os projetos de lei em tramitação na Câmara Federal e que são importantes para manter a floresta em pé. Ela citou o projeto de lei de Acesso à Biodiversidade e aos Recursos Genéticos - apresentado pela então senadora Marina Silva, em 1995 - e outro que estabelece um aumento do fundo de participação para compensar com mais recursos aqueles estados mais preservados. "O estado de Roraima, que tem 60% do seu território preservado, pode receber recursos por estar preservando, assim como também todos os outros estados da Amazônia", explicou Marina Silva.