Notícias
Marina Silva fala sobre recursos hídricos na ONU
A ministra Marina Silva defendeu ontem, na Organização das Nações Unidas, em Nova York, a participação de todos os setores da sociedade na gestão dos recursos hídricos. Segundo ela, esse é o princípio básico do modelo brasileiro e "reflete nossos compromissos com a descentralização e com a democratização do processo decisório". A ministra participa do segmento ministerial da 12ª Sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (CDS), que discute saneamento básico, água e habitação.
O novo formato da reunião da CDS, voltado para o intercâmbio de experiências e idéias sobre a implementação dos compromissos internacionais, foi elogiado pela ministra brasileira. De acordo com a ministra prova a disposição de oferecer respostas às críticas que a comunidade internacional vem recebendo "pela profusão de acordos e de compromissos que se tornaram retórica, sem ações práticas que visem à sua implementação".
Falando no painel sobre água, a ministra relatou a experiência do Brasil em gestão de recursos hídricos. Segundo ela, apesar de ser um dos países mais ricos do planeta em disponibilidade de água doce, a distribuição é muito desigual e os rios sofrem com processos de poluição, resultado de um modelo de desenvolvimento que sempre tratou a água como recurso infinito.