Notícias
Marina Silva elogia mobilização responsável da sociedade
Rubens Júnior
A ministra Marina Silva abriu nesta segunda-feira (19), em Brasília, a 20ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos (CNRH), em homenagem ao aniversário de 10 anos da aprovação da Lei 9.433, a Lei das Águas, e dos que trabalharam pela sua aprovação.
Em reconhecimento a pessoas que atuam em favor da preservação e gestão daquele patrimônio natural, Marina Silva presidiu a cerimônia de entrega de placas de agradecimento ao ex-senador Bernardo Cabral, relator do projeto da Lei das Águas no Senado Federal, e ao ex-ministro do Meio Ambiente e ex-presidente do CNRH, José Carlos Carvalho.
"Homenagens como a que fazemos hoje, além de reconhecer a importância do trabalho desenvolvido e de expressar nossa gratidão, servem para estimular a continuidade de um círculo virtuoso que agregue e mobilize novas pessoas ao compromisso maior com as águas", disse a ministra, agradecendo o trabalho realizado como um todo pelos membros do CNRH.
"A existência do CNRH, assim como dos Conselhos Nacionais do Meio Ambiente (Conama), de Biodiversidade (Conabio) e de Florestas (Conaflor) deixam claro o compromisso do governo federal de inserir a sociedade no controle e na participação dos recursos naturais do País", disse Marina Silva. Segundo a ministra, os Conselhos têm-se revelado fóruns de difusão e acesso a informações essenciais aos debates de políticas públicas, como a Política Nacional do Meio Ambiente.
Em fala breve, o senador Bernardo Cabral disse que no outono de sua vida, era especial receber um reconhecimento deste nível. "Para mim, mais importante, porém, não é o reconhecido, mas quem o reconhece". Já para o ex-ministro José Carlos Carvalho, "a homenagem aumenta nossa responsabilidade".
Oficina - Após a cerimônia, a reunião do CNRH passou a ser conduzida pelo secretário Nacional de Recursos Hídricos, João Bosco Senra. As conversações prosseguem durante à tarde, no hotel Nacional, onde, até a próxima quarta-feira, os conselheiros discutem, durante oficina de trabalho, o detalhamento de programas e subprogramas do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). A iniciativa faz parte de estratégia de implementação do Plano, decidida em resolução do próprio Conselho. De acordo com ela, o detalhamento operacional de todos os programas e subprogramas deve ser submetido à aprovação do Conselho.