Notícias
Localidades no Semi-Árido terão água para beber e cozinhar
Cerca de seis mil pessoas em localidades de oito municípios do Semi-Árido serão beneficiadas, até o início de setembro, com água própria para beber e cozinhar. Ao todo, serão investidos R$ 850 mil para recuperação de dez aparelhos de dessalinização, com capacidade para fornecer aproximadamente 30 mil litros por dia de água potável (cinco litros/dia para cada pessoa). Além disso, haverá ações voltadas à educação ambiental, capacitação e mobilização social, e ainda o desenvolvimento de um programa para aproveitamento dos resíduos da dessalinização em agricultura e pecuária local. Os municípios são Gentil do Ouro, na Bahia, e Santa Cruz, Dormentes, Bodocó, Afrânio, Serrita, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, em Pernambuco.
A ação integra o Programa Água Doce, coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, e foi aprovada em reunião do Comitê Gestor do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, semana passada, no Ministério do Meio Ambiente.
O Comitê Gestor também aprovou o repasse de R$ 6 milhões para conservação e recuperação de solos e para monitoramento da qualidade das águas na Bacia do Rio Verde Grande, em Minas Gerais. Os recursos são dos ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional.
Matéria relacionada
Programa fornecerá água a populações do Semi-Árido