Notícias
Lançada no Acre a pedra fundamental para criação da Universidade da Floresta
A portaria interministerial criando o grupo de trabalho para implantaçao da Universidade da Floresta do Alto do Juruá, no Acre, será assinada nos próximos dias pelos ministérios do Meio Ambiente, da Educação e da Ciência e Tecnologia. O grupo, que será composto por 48 membros, representados pelo governo federal, do estado do Acre, de instituições de pesquisa e da sociedade civil, coordenará e apoiorá a implementação dos projetos que serão desenvolvidos pela universidade. No último dia 18, representantes do Ministério do Meio Ambiente, do governo do Acre, instituições de pesquisa, parlamentares e comunidades tradicionais participaram do lançamento da pedra fundamental para criação da Uniflora. O projeto da Uniflora é baseado em novo modelo de educação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, e tem a participação de dezenas de organizações sociais, de seringueiros, grupos indígenas da região, apoiados por pesquisadores de várias universidades e centros de pesquisa.
O Ministério do Meio Ambiente coordena o processo de implantação da Uniflora, que tem por objetivo aproveitar a biodiversidade local para o desenvolvimento de um programa regional, integrando ciência, conhecimento popular e política pública. A Uniflora contará com uma estrutura institucional já existente, envolvendo capacitação técnica, ensino superior e pesquisa avançada.
Três unidades integradas à Universidade Federal do Acre (Ufac) formarão a Uniflora: Instituto da Biodiversidade e Manejo dos Recursos Naturais; Campus Avançado da Ufac em Cruzeiro do Sul e Assis Brasil; e o Centro de Formação e Tecnologia da Floresta em Cruzeiro do Sul. O Instituto da Biodiversidade será um dos componentes fundamentais da Uniflora, que promoverá o desenvolvimento regional sustentável em benefício da população local.