Notícias
Jardim Botânico e Petrobras comemoram 15 anos de parceria
O Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, comemoram, esta semana, uma parceria de 15 anos para o desenvolvimento de projetos no Horto Florestal da instituição. O convênio, que será renovado amanhã, tem o objetivo de dar continuidade aos estudos anatômicos da madeira, que possibilitam a ampliação da coleção científica do Jardim Botânico com espécies da floresta mais degradada do país: a Mata Atlântica.
Em contrapartida, a Reduc irá receber dez mil mudas do Horto para reflorestamento de área da refinaria, além de orientação técnica ao Projeto de Revegetação do entorno da Represa de Saracuruna. A Petrobras também ganhou a recomposição florística na área da Refinaria Duque de Caxias, com análise de solos, fornecimento de cerca de 400 quilos de sementes, mais de 40 mil mudas e treinamento do pessoal na produção e manutenção de mudas. A parceria já beneficiou o Jardim Botânico com a reforma da área do Horto Florestal, a cessão de equipamentos, a instalação de um sistema de irrigação e a disponibilização de mão-de-obra.
O Horto Florestal é uma área especial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro pouco conhecida. Com mudas disponíveis para a venda de cerca de 370 espécies, que vão desde pau-brasil e palmeira imperial até cacau, acerola e jambo, o Horto exerce um papel social importante ao incentivar o reflorestamento, a arborização urbana e o cultivo de espécies nativas e exóticas, com prioridades para as da Mata Atlântica. O preço das mudas varia de R$ 2,00 a R$ 6,00. Mais informações em www.jbrj.gov.br/horto