Notícias
Jardim Botânico chega aos 197 anos e recupera construções históricas
O Aqueduto da Levada e a Casa dos Pilões, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, foram totalmente recuperados e entregues à população esta semana. As obras também incluem a expansão da área de visitantes e a abertura de espaços para novas coleções botânicas. O evento integrou a programação dos 197 anos do Jardim Botânico, comemorados no dia 13.
Construído em 1853 para levar água para irrigar o jardim, o da Levada é um dos poucos aquedutos de pequeno porte do Rio de Janeiro e um marco na história da cidade. A Casa dos Pilões é uma antiga fábrica de pólvora da Real Fábrica da Lagoa Rodrigo de Freitas. No local, realizava-se a etapa mais perigosa da produção do explosivo - a compactação da pólvora.
O novo projeto paisagístico do Jardim Botânico recuperou 8 mil metros quadrados de área, facilitou o acesso a locais como a Trilha da Mata Atlântica, no interior da área de preservação. Em breve, também será inaugurado o Centro de Cultura e Meio Ambiente Antonio Carlos Jobim, com salas de aula, local para exposições, anfiteatro e praça central.