Notícias
Integração de órgãos do governo auxilia área ambiental
A ministra Marina Silva disse hoje, no Rio de Janeiro, que a política ambiental do governo tem ajudado o Ministério do Meio Ambiente a combater problemas como o desmatamento e a poluição dos rios. "Estamos trabalhando de forma integrada com outros setores, com os ministérios da Agricultura, da Reforma Agrária, da Integração Nacional, da Ciência e Tecnologia e da Educação, e esse esforço potencializa a aplicação dos recursos financeiros e humanos", afirmou. A ministra participou da abertura do Seminário sobre Recomposição de Matas Ciliares das Bacias Hidrográficas Fluminenses e do Paraíba do Sul, no Centro Cultural do Banco do Brasil.
Marina Silva explicou, ainda, que a falta de recursos para atacar problemas ambientais ocorre em todos os países. "Acabei de participar de uma convenção das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, e um dos problemas colocados pelos países que participavam do encontro era o da escassez de recursos", disse.
Ainda hoje, a ministra acompanha a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de Toque-Toque, às 14h, em Niterói (RJ). A ETE fará com que o município alcance 75% de esgoto coletado e tratado. O modelo contribuirá significativamente para a despoluição da Baía da Guanabara. Também em Niterói, a Marina Silva participa do lançamento do Projeto Cidadania Ambiental, na Reitoria da Universidade Federal Fluminense. O programa é uma parceria entre Prefeitura de Niterói, Fundação José Pelúcio Ferreira/UFRJ, Petrobras e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para apoiar projetos comunitários de educação ambiental.
Agência Brasil / Ascom MMA