Notícias
Informações sobre o DF e Entorno orientam políticas públicas
Aida Feitosa
Os gestores municipais e a sociedade civil do Distrito Federal e Entorno têm agora um novo instrumento para o conhecimento e a melhor utilização do seu território. Com o Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride-DF) apresentado nesta segunda-feira (11), informações articuladas e georreferenciadas estarão disponíveis em mapas e pela internet para toda a população.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a importância de apresentar o ZEE da Ride-DF no Dia Nacional do Cerrado. "Criamos esse dia não como uma data ilustrativa, mas para ser um momento de reforçar o cuidado com esse espaço. O Cerrado é um grande provedor e nós devemos dar o provimento que ele precisa", disse.
A Ride-DF engloba o Distrito Federal, 19 municípios de Goiás e 3 de Minas Gerais, totalizando área de 56.416 km². Ocupa parte significativa do bioma Cerrado, tem intensa aglomeração demográfica e a região apresenta diversidade biológica, cultural, mineral e econômica.
Para o Secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável Gilney Viana, o estudo será uma base para ocupação territorial adequada que respeite as necessidades naturais e sociais e ofereça desenvolvimento sustentável com melhor qualidade de vida para a população.
A realização do ZEE da Ride-DF contou com participação da sociedade. Em parceria com as Agenda 21 locais, foi criado o grupo Lendo Mapa que promoveu a capacitação para acessar os dados cadastrados. Foram realizadas oito oficinas e mais 19 estão marcadas.
O estudo inclui informações em mapas sobre os recursos naturais (água, vegetação, solo, rocha); população (habitação, família, saúde, infra-estrutura); organização do território (zonas urbana e rural, unidades de conservação, vias de circulação), atividades econômicas (agropecuária, mineração, indústria) e os aspectos políticos-institucionais (política pública, organização político-administrativa).