Notícias
Ibama participa da Bienal Internacional do Livro
Com 50 títulos à disposição do público, o Ibama mantém a tradição e participa da 11ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro com duas publicações inéditas, abordando a crise e o uso sustentável dos recursos pesqueiros. O lançamento das obras será nesta quarta-feira (21), às 15h, no stand do Instituto. Além dos preços promocionais, o valor do ingresso será descontado no ato da compra de qualquer livro.
Considerada a maior editora do país em livros especializados em meio ambiente, a Edições Ibama lançou 180 títulos desde sua criação, em 1989, especialmente procurados para pesquisa, capacitação e treinamento profissional. O coordenador da editora, Luiz Cláudio Machado, espera repetir o grande sucesso alcançado na Bienal Internacional de São Paulo, no ano passado.
De autoria de Simão Marrul Filho, ex-presidente do Ibama, Crise e Sustentabilidade do Uso dos Recursos Pesqueiros aponta o excesso da capacidade pesqueira e a falta de regulação como as principais causas da sobre-exploração que afeta o setor, em todo o mundo. Para contornar o problema ele propõe uma nova ordem no uso desses, com a participação democrática dos usuários em todas as decisões.
Gestão do Uso dos Recursos Pesqueiros Marinhos no Brasil (imagem), de José Dias Neto, responsabiliza diretamente o Estado pela crise do setor, "por fracassar na missão de promover o uso sustentável dos recursos pesqueiros". O ex-diretor de Pesquisa e Divulgação Técnico-Científica do Ibama também aponta a sustentabilidade como a solução para o problema a nível nacional.
Assessoria de Comunicação Ibama