Notícias
Ibama concede área de floresta nativa para pesquisa
Brasília (DF) ? O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Marcus Luiz Barroso Barros, assinou Termo de Concessão de uma área de 14,85 mil metros quadrados (14,8 hectares), repassada oficialmente dia 25 de junho pelo gerente Executivo do Ibama no Pará, Marcílio Monteiro, aos dirigentes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). A área foi cedida pelo Ibama com fim exclusivo para aulas práticas do curso de Engenharia Florestal e para o desenvolvimento de pesquisas sobre sementes e viveiros de espécies florestais pela instituição. A concessão está localizada no município de Santa Izabel do Pará, a 45 quilômetros de Belém.
A reserva ambiental possui mata nativa e plantada com essências florestais (nativas e exóticas) e frutíferas. Além do potencial madeireiro, medicinal, possui fontes de água natural e abundante fauna aérea e terrestre. Desde a década de 80, a área de preservação conhecida como Posto de Fomento (Pofom), produziu milhares de mudas oriundas de árvores nativas como: Piquiá; Castanheira; Andiroba; e frutíferas, como: Mangueira; Abieiro; Uxi e Umari. A floresta plantada tem espécies de Acapu, Pinho, Eucaplito Sucurupira e Ipê, e a fauna tem dezenas de exemplares de cotias, macacos, pássaros e aves diversas.
A reserva ecológica rica em biodiversidade é uma das raras áreas remanescentes na região nordeste do Pará que, desde a época do Império, sofreu intensa devastação por meio de projetos econômicos e, na década de 60, com a construção da rodovia Belém-Brasília.