Notícias
Grupo reforça apoio ao MacroZEE da Amazônia Legal
Aida Feitosa
O Ministério do Meio Ambiente debateu, entre os dias 11 e 12, com representantes do zoneamento ecológico-econômico dos estados da Amazônia Legal os detalhamentos do mapa integrado da região e estruturação das bases cartográficas 1:100.000 da localidade. Foi a primeira reunião de 2007 promovida pelo Grupo de Trabalho do Macrozoneamento da Amazônia Legal, coordenado pelo Programa ZEE do Ministério do Meio Ambiente.
Para o coordenador do Programa do MMA, Marcos Del Prette, o encontro reafirma a continuidade do apoio ao trabalho dos estados. Segundo ele, o Macrozoneamento da Amazônia Legal se articula com vários instrumentos de políticas públicas, como das áreas agrícola, ambiental e fundiária.
O mapa integrado dos ZEE dos estados, disponível no site do MMA, é um dos produtos do MacroZEE da Amazônia Legal. A expectativa, segundo Del Prette, é que ainda este ano sejam disponibilizados links com detalhes específicos dos mapas por estado.
No encontro, o grupo decidiu incorporar os estados do Tocantins e do Maranhão ao Projeto Carajás, feito até então pelo Pará. O projeto de zoneamento de fronteira, com a integração do estado do Amazonas, será um dos produtos elaborados pelo grupo.