Notícias
Grupo de Trabalho fará avaliação do ProNea
Um grupo de trabalho ampliado do Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental será responsável pela avaliação e monitoramento permanente do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNea). A medida é uma das deliberações do V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, realizado em Goiânia de 3 a 11 deste mês. Depois de passar por consulta pública em todo o país, o programa com as contribuições vindas da sociedade será disponibilizado por meio eletrônico e em versão impressa até março do próximo ano. O ProNea definirá diretrizes da ação governamental para o setor de educação ambiental.
De acordo com o diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, o V Fórum foi um evento bem-sucedido e uma conquista da sociedade brasileira. "O encontro serviu para fortalecer as redes estaduais de educação ambiental e as relações institucionais - ministérios do Meio Ambiente e da Educação com a sociedade", disse. Sorrentino destaca também a importância do fórum para o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental e o envolvimento de mais instituições com os projetos Município Educador Sustentável e Formação de Educadores Ambientais, desenvolvidos pela Diretoria de Educação Ambiental do MMA.
O V Fórum, maior evento do setor no Brasil, contou também com a participação de instituições do exterior: Rede Portuguesa de Educação Ambiental e Universidade Autônoma do México, representada pelo professor Edgar González Gaudiano.
A realização do VI Fórum em 2007 no Rio de Janeiro foi outra recomendação do V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. O último evento desse porte aconteceu há sete anos em Guarapari (ES), quando foram mobilizadas 2, 7 mil pessoas.