Notícias
Governo promove encontro sobre comunidades tradicionais
Começa amanhã, em Luziânia (GO), às 9h, o 1º Encontro Nacional de Comunidades Tradicionais, promovido pela Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais do governo federal. O evento, que segue até sexta-feira (19), tem por objetivo debater e definir políticas que respeitem as diferenças entre as comunidades tradicionais.
O encontro visa, também, dar maior visibilidade a esses segmentos sociais, além de elaborar diretrizes para uma proposta da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais.
A comissão nacional, criada em 2004, é formada somente por membros do governo. No encontro, será definida a representação das comunidades tradicionais na comissão, presidida pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O Ministério do Meio Ambiente exerce a secretaria-executiva do grupo. A expectativa do encontro é que sejam definidas ações direcionadas aos povos tradicionais a partir de consulta aos seus representantes.
Para a abertura, está prevista a presença dos ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Matilde Ribeiro; e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, além de representantes de outros setores governamentais, de comunidades tradicionais, acadêmicos e de organizações sociais.
Representam comunidades tradicionais populações como açorianos, babaçueiros, caboclos, caiçairas, caipiras, campeiros, jangadeiros, pantaneiros, pescadores artesanais, praierios, sertanejos e varjeiros, extrativistas (foto), ribeirinhos, marisqueiros, povos indígenas e quilombolas.