Notícias
Governo estuda meios para reduzir poluição do litoral
A Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente promove, amanhã e sexta-feira, no Rio de Janeiro (RJ), um debate sobre financiamento para redução das fontes poluidoras do litoral brasileiro. Participarão representantes de governos, de empreendedores, de organizações não-governamentais, de bancos públicos e privados e de outras fontes de financiamento.
A reunião será no Hotel Glória, e conta com o apoio das Nações Unidas e da Agência Costeira, uma organização da sociedade civil de interesse público.
Com a reunião, o Ministério do Meio Ambiente começará a definir meios para estimular o uso sustentável dos recursos naturais do litoral brasileiro, que se estende por mais de oito mil quilômetros. Serão definidas estratégias para o financiamento de ações como coleta e tratamento de esgotos e de lixo, aqüicultura, pesca, turismo e recuperação de áreas degradadas.
Todos os dias, 47 milhões de metros cúbicos de esgotos são lançados no litoral brasileiro por mais de 1400 indústrias e 448 cidades. Toda essa poluição afeta lagoas costeiras, estuários, baías e o próprio mar, trazendo prejuízos à vida das populações, ao turismo, ao meio ambiente e à economia.
Esses dados fazem parte de um inventário sobre fontes poluidores da costa, concluído pelo governo em março de 2001. Os resultados têm sido usados na elaboração de um programa de proteção do ambiente marinho. O estudo não considerou portos, plataformas petrolíferas e usinas nucleares. (abc)