Notícias
Governo aprova projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo
O Governo anunciou, hoje, os dois primeiros projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) aprovados pela Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima, presidida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com a vice-presidência do Ministério do Meio Ambiente. Pelo mecanismo, os países obrigados a reduzir as suas emissões de gases pelo Protocolo de Quioto poderão adquirir "créditos de carbono" junto a países que estão longe de alcançar este nível.
O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a criar regras para normatizar o MDL e um dos países de maior potencial de disponibilidade de crédito. Para a ministra Marina Silva, o Protocolo de Quioto é o principal instrumento de convenção de mudança do clima, estabelecendo compromissos de redução concretos, por parte dos países industrializados.
Os projetos aprovados, Nova Gerar, em Nova Iguaçu (RJ), e Vega, em Salvador (BA), referem-se à redução das emissões de metano em aterro sanitário, ao mesmo tempo em que transforma o lixo em aterro controlado. "A esses projetos esperamos que se sigam outros que tratem de reflorestamento, eficiência energética, agricultura sustentável, formas renováveis de energia e outras tecnologias de seqüestro de dióxido de carbono", destacou a ministra.