Notícias
Força tarefa avalia combate ao mexilhão
A Força Tarefa Nacional para o Combate ao Mexilhão Dourado reúne-se amanhã, a partir das 9h30, no Centro de Treinamento do Ibama, em Brasília, para avaliar a etapa-piloto da campanha nacional, lançada em maio para divulgar informações sobre o molusco e as formas de combatê-lo. A campanha concentrou-se nas regiões Sul e Centro-Oeste, onde se registra as maiores concentrações do Limnoperna fortunei. O molusco, de origem asiática, invade os rios e se prolifera incrustrando-se nas tubulações das companhias de saneamento e de geração de energia elétrica.
No último final de semana, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) aproveitou o Torneio de Pesca promovido pela prefeitura de Ilha Solteira (SP) para informar os participantes sobre os problemas causados pelo mexilhão. A Cesp também fez campanha de esclarecimento nas Usinas Hidrelétricas de Porto Primavera, Jupiá e Ilha Solteira para funcionários, pescadores e moradores da região, mostrando imagens do trabalho de inspeção subaquática de grades da tomada dágua de unidades geradoras, executado por mergulhadores; trabalho de inspeção e limpeza de filtros de sistemas de resfriamento.
A etapa-piloto envolveu ainda a Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, que tem no Delta do Jacuí, em Porto Alegre, a maior concentração do molusco, e os outros órgãos que integram a Força Tarefa Nacional, coordenada pelo MMA, em cursos de capacitação e distribuição de material educativo. Na reunião de amanhã, será discutida a extensão das ações para as áreas de Uruguaiana (RS) e Curitiba (PR), a definição de novos cursos de capacitação e a identificação de torneios de pesca, nas áreas infestadas, para o desenvolvimento de futuras campanhas.