Notícias
Fiscalização descobre serrarias clandestinas no Pará
Por meio de uma denúncia levada ao Ministério Público Federal, agentes do Ibama, do Batalhão de Policiamento Ambiental e da Capitania do Portos descobriram duas serrarias clandestinas no município de Acará, a 34 quilômetros de Belém, no Pará. A denúncia foi feita por um fazendeiro, que comunicou que suas terras estavam sendo invadidas para caça predatória de animais silvestres e extração ilegal de madeira.
A fiscalização constatou a instalação das serrarias clandestinas para extração de massaranduba e tauri, entre outras espécies, e a derrubada de mais de cem árvores na área. Além disso, foi registrado um estoque ilegal de mais de duzentos metros cúbicos de madeira serrada e cerca de cinquenta toras. O infrator foi identificado no local e notificado pelo Ibama para responder pela derrubada ilegal de árvores e por invasão de terras particulares.
Segundo Marcílio Monteiro, gerente do Ibama no Pará, o órgão está ampliando o combate a crimes ambientais na Região Metropolitana de Belém e apurando denúncias encaminhadas pelo Ministério Público Federal naquele estado.