Notícias
Expedição percorre pantanal mato-grossense
A Rede Pantanal e o Programa Pantanal do Ministério do Meio Ambiente promovem, esta semana, a II Expedição Rio Paraguai: Suas Águas, Sua Gente. Durante sete dias, até o dia 24, representantes de ONGs locais regionais, nacionais e internacionais, delegados de convenções internacionais, governos, pesquisadores e especialistas do Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai, Europa e EUA, percorrerão o rio Paraguai, no trecho de Cáceres (MT) a Corumbá (MS), totalizando 680 km. Nesses dias, será realizada uma série de atividades, visando o planejamento integrado e o desenvolvimento de um Plano Estratégico para o Sistema de Áreas Úmidas Paraguai-Paraná (Médio e Inferior), além do redesenho do processo de participação social no Programa Pantanal do MMA
O evento tem como finalidade o registro e discussão de problemas-chave, como queimadas e o impacto da navegação de grandes barcos em trechos estreitos do rio Paraguai. Pelo fato de ser realizada em período de seca, estes problemas poderão ser facilmente percebidos nesta Expedição. Haverá ainda a participação de pesquisadores especialistas para fornecer informações técnicas sobre a região e fomentar discussões sobre unidades de conservação e queimadas, bem como sua importância e impactos no Sistema, respectivamente.
Além de estar em convívio com a biodiversidade local, serão envolvidas as comunidades ribeirinhas, incluindo populações indígenas e famílias tradicionais de pescadores, para identificar os seus modos de vida e as principais dificuldades que passam durante a época de seca.