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Encontros discutem educação ambiental em Salvador
Gerusa Barbosa
A Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente participa do I Encontro Nacional de Comissões Estaduais Interinstitucionais de Educação Ambiental (Cieas), em Salvador. O evento, que começa nesta segunda-feira, tem por objetivo reafirmar o compromisso entre os governos federal, estadual e municipal, a sociedade civil e as redes em busca de uma ação coordenada de educação ambiental para a sustentabilidade e o fortalecimento das comissões.
Durante o encontro, será lançada a 3ª edição do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNea), com as constribuições da consulta pública, encerrada em novembro de 2004 no V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. As Cieas tiveram importante contribuição na consulta do programa e têm sido grande interlocutoras do órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental nas unidades federativas, apoiando a implantação de programas de educação ambiental dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação.
O encontro conta com o apoio do órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Educação. O órgão gestor é o formulador de políticas públicas em educação ambiental.
Rebeca - Na próxima quarta-feira, em Salvador, seguindo após o evento das Cieas, começará o I Encontro Nacional das Rede Brasileira de Educomunicação Ambiental (Rebeca). O encontro tem por objetivo fortalecer a articulação em rede de comunicadores e educadores ambientais e a interação permanente entre os dois campos de atuação. A iniciativa visa contribuir para ampliar a educação ambiental junto aos jornlalistas, radialistas, publicitários e outros profissionais de comunicação, comuncadores amadores e populares, artistas, produtores e gestores culturais, entre tantos outros.
A Rebeca foi criada durante o V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, realizado em Goiânia em 2004. A rede tem por como objetivo o fortalecimento da comunicação e da educação ambiental e democratizar a informação, respeitando as redes populares, comunitárias, científicas, culturais e artísticas.