Notícias
Encontro discute ações para municípios da BR-163
A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente está discutindo com o governo do Pará e a associação dos municípios da região, na área da BR-163 (Cuiabá-Santarém), um acordo para a implantação de programas que ajudem a promover o desenvolvimento econômico e social da região. Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Gilney Viana, o ministério vai realizar dois seminários, previstos para março e abril, a fim de discutir e unificar todos os processos aprovados e em andamento, estendendo as ações e disponibilizando recursos para todos os 22 municípios da região.
De acordo com Viana, a proposta é, além de implantar programas como o de Agroextrativismo, de Gestão Ambiental Rural (ProGestar), Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e Agenda 21, agregar outros projetos desenvolvidos pelo Ministério do Meio Ambiente. O acordo também prevê a capacitação de gestores e assessoria, em parceria com o Ministério das Cidades, para as prefeituras desenvolverem e implantarem seus Planos Diretores. O objetivo do acordo é garantir às populações tradicionais, urbanas, agricultores familiares e povos indígenas, que vivem às margens da rodovia, alternativas que conciliem desenvolvimento social e econômico com preservação ambiental.
O Zoneamento Ecológico-Econômico dos municípios possibilitará o ordenamento territorial da região. A partir daí, os outros programas, como o de Agroextrativismo e de Gestão Ambiental Rural se complementam, com planos de manejo que garantem a exploração sustentável da floresta