Notícias
Diversos eventos preparados pelo MMA marcarão Semana da Caatinga
Adriano Ceolin
O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Embaixada da Suíça, promoverá, entre os dias 23 e 27 de abril, a Semana da Caatinga. Trata-se uma série de eventos para lembrar a importância desse bioma para biodiversidade brasileira. A Caatinga abrange dez estados brasileiros - nove no Nordeste e um no Sudeste (Minas Gerais).
A abertura da Semana da Caatinga está prevista para o dia 23 de abril, em solenidade marcada para as 15 horas no auditório da sede do Ibama, que deverá contar com a presença da ministra Marina Silva. Na oportunidade, serão entregues os prêmios e Bioma Caatinga 2007 e Asa Branca.
Depois da premiação, está prevista uma palestra do professor Ronaldo Morato, do Cenap (Centro Nacional de Pesquisa Para a Conservação de Predadores). Ele abordará o tema Conservação de Felinos na Caatinga do São Francisco. Em seguida, deve ocorrer a assinatura da portaria de criação de um grupo de trabalho para estudar o Corredor das Onças da Caatinga.
Ainda durante a abertura, haverá o lançamento do Plano de Turismo Sustentável na Bacia do São Francisco, que integra o Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco. À noite, a Embaixada da Suíça, que apóia o evento, recebe convidados para um jantar com gastronomia típica da Caatinga.
No dia 24, a partir das 8h30 no auditório do Ibama, será realizado o seminário Conservação e Manejo Florestal do Bioma Caatinga, em que quatro especialistas farão apresentações sobre os impactos das mudanças climáticas, o mapeamento da vegetação nativa, o contexto socioambiental e a importância do manejo sustentável da Caatinga para a revitalização do São Francisco.
No mesmo dia, pela tarde, está previsto o segundo seminário. Chamado Aspectos socioambientais e econômicos da Caatinga, o evento vai ocorrer, a partir das 15h30, na sede da embaixada da Suíça. Na oportunidade, três especialistas vão abordar temas como a sustentabilidade e o potencial turístico da caatinga.
Para o dia 25 de abril, às 8h30, terá continuidade o seminário Conservação e Manejo Florestal no Bioma Caatinga com outros três especialistas. Estão previstas mais quatro palestras: Áreas Prioritárias para a conservação do Bioma Caatinga; A Fauna no Manejo Florestal Sustentável, Flora e Conservação da Caatinga; e Patrimônio Arqueológico da Caatinga.
Também na tarde do dia 25, a embaixada da Suíça vai abrigar a seqüência do seminário - Conservação e Manejo Florestal do Bioma Caatinga. Na oportunidade, serão abordados os temas - Energia, Comércio Justo e o Comércio Sustentável na Caatinga.
No dia 26, a série de seminários deverá ser encerrada com quatro palestras: O Projeto Mata Nativa na Revitalização do São Francisco; Resultados de Manejo Sustentável da Caatinga; Manejo Florestal no Nordeste; Água na Caatinga; Patrimônio Arqueológico da Caatinga. No fim da tarde, será lançado programa Aliança da Caatinga.
A programação divulgada poderá sofrer alterações e estão previstas comemorações sobre o bioma em Petrolina (PE) e Paulo Affonso (BA).