Notícias
Dia Mundial de Zonas Úmidas
Um acordo internacional, a Convenção de Ramsar, instituiu o Dia Mundial de Zonas Úmidas, comemorado hoje, para marcar a importância fundamental desses ecossistemas para o mundo. Zonas úmidas são todas as superfícies cobertas de água, permanentes ou temporárias que abrigam uma das maiores diversidades biológicas do planeta. São consideradas um dos ambientes mais produtivos do mundo.
O Brasil é o 6o país do mundo em superfície na lista de Ramsar de zonas úmidas de importância internacional. Mais de 6,5 milhões de hectares de terras brasileiras estãodistribuídas em oito Zonas Úmidas. São eles: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM); Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT); Reserva Particular do Patrimônio Natural do SESC Pantanal (MT); Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS); Parque Nacional do Araguaia (TO); Parque Estadual Marinho do Parcel Manuel Luiz (MA); Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA) e Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA).
A Convenção de Ramsar reúne 138 países que reconhecem a importância ecológica e o valor econômico, cultural, científico e recreativo dessas áreas. "Das montanhas ao mar, as Zonas Úmidas em nosso benefício", é o tema da campanha desse ano, promovida pela convenção de Ramsar, com o objetivo de conscientizar o mundo para a urgente necessidade da preservação e do uso racional dessas zonas.