Notícias
Desmatamento no Cerrado em 2018
O desmatamento observado no Cerrado em 2018 é 33% menor do que o mapeado em 2010, ano em que foi iniciado pelo Governo Federal o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado).
Observação: Como desmatamento considera-se a supressão total da vegetação nativa, incluindo as diversas formações.
A ocorrência de desmatamento nos estados que compõem o bioma Cerrado foi a seguinte:
A mensuração foi realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no âmbito do Projeto de Monitoramento Cerrado (Prodes Cerrado), cujos dados encontram-se disponíveis aqui . O Prodes Cerrado é um dos produtos do Programa de Monitoramento Ambiental do Biomas Brasileiros, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.
O mapeamento utilizou imagens de satélite para quantificar as áreas suprimidas maiores do que um hectare. Foi considerado como desmatamento a remoção completa da vegetação nativa, o que inclui todas as fitofisionomias do bioma, florestais, savânicas e campestres.
O Relatório de Balanço 2018 das atividades do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado) apresenta análises dos dados mais recentes do desmatamento nos dois biomas.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
imprensa@mma.gov.br