Notícias
Cursos ensinam a combater mexilhão
Estão sendo realizados esta semana, em Belo Horizonte (MG), Ilha Solteira (SP) e Porto Alegre (RS) os primeiros cursos de capacitação para a formação dos multiplicadores que vão atuar junto as comunidades no combate ao mexilhão dourado. Os cursos vão capacitar inicialmente 80 técnicos, representantes de órgãos do poder público, empresas privadas e organizações civis envolvidos com o problema .
O mexilhão dourado (Limnoperna fortunei) chegou a Bacia do Prata, na Argentina, transportado na água de lastro de um navio cargueiro, e está invadindo os rios brasileiros nas regiões Sul e Centro-Oeste.Depois de criar a Força Tarefa, reunindo representantes de 19 õrgãos do governo, o MMA lançou, em abril, uma campanha nacional com um plano de emergência, para combater a invasão do mexilhão. No próximo dia 26, a Força Tarefa Nacional reúne-se para avaliar a primeira etapa desse plano e definir novas ações.
Os cursos têm como objetivo fornecer os conceitos básicos para identificar o molusco e os impactos ambientais e econômicos que causam. Sem predador natural, o mexilhão se prolifera rapidamente, obstruindo tubulações e filtros das companhias de abastecimento de água potável e de geração de energia elétrica, além de danificar os motores de pequenas embarcações. Os técnicos também vão mostrar as principais formas de dispersão e de como evitar a proliferação da espécie.