Notícias
Conferência virtual trata de sistema integrado de informações
Gerusa Barbosa
O Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Banco Mundial promovem hoje o quarto encontro da Série de Seminários Virtuais por Videoconferência do Plano Regional de Capacitação Ambiental do Subprograma de Política de Recursos Naturais (SPRN). O encontro virtual será transmitido, das 15h às 18h, da sede do Banco Mundial em Brasília para os nove estados da Amazônia Legal. O objetivo é apoiar o processo de consolidação do SPRN e fortalecer a gestão ambiental na Amazônia.
A videoconferência terá como palestrantes técnicos do Programa Zoneamento Ecológico-Econômico e do SPRN da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do MMA. Será abordado o tema o Sistema Integrado de Informações (SII) e seus componentes. A idéia é divulgar os produtos e processos relacionados, como base cartográfica, ZEE, centros de capacitação e sistema compartilhado de informação, e as perspectivas para a área ambiental e de planejamento.
Segundo a coordenadora do Plano Regional de Capacitação Ambiental, Leila Swerts, a cada videoconferência aumenta o número de participantes. A metodologia é uma ferramenta econômica e tem se mostrado importante para atingir mais pessoas, fisicamente tão espalhadas. A primeira foi realizada em novembro de 2005 e seguirá até junho deste ano. Nos outros seminários foram debatidos os temas: Sistema de Licenciamento Ambiental das Propriedades Rurais (SLAPR), Direito Ambiental e Gestão de Conflitos. Os assuntos continuam em debate após as videoconferências, onde são complementados com uma lista de discussões específicas.
As atividades são dirigidas a representantes das administrações públicas, órgãos estaduais de meio ambiente, Ministério Público, Ongs setor produtivo, proprietários e trabalhadores rurais, entidades ligadas a atividade florestal e demais interessados que atuem com a proteção dos recursos naturais na Amazônia Legal.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do MMA, o SPRN integra o Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil. Tem o objetivo de desenvolver ações estruturantes de gestão ambiental na Amazônia com foco na execução descentralizada. O Plano Regional de Capacitação Ambiental conta com a parceria do Instituto Banco Mundial (WBI) e o apoio do Banco da Amazônia.
Mais informações em www.mma.gov.br/sprnprca