Notícias
Conferência debate biodiversidade com setor privado
Termina hoje, em Londres, a conferência Negócios e o desafio da Biodiversidade até 2010. Participam do encontro representantes de países, organismos internacionais, empresas privadas e ONGs. O Ministério do Meio Ambiente enviou como representante o diretor de Conservação da Biodiversidade, Paulo Kageyama, e o gerente de Conservação da Biodiversidade, Bráulio Dias.
O objetivo do encontro é buscar formas de aumentar as parcerias com o setor privado para a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB). Serão discutidas contribuições imediatas que o setor privado pode dar para reduzir o impacto sobre o meio ambiente e a conseqüente perda de biodiversidade. Também serão analisadas oportunidades de negócios ambientalmente sustentáveis envolvendo a biodiversidade.
Em 2002, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, chefes de Estado dos países participantes endossaram a o Plano Estratégico da CDB, que fixa como meta a redução significativa, até 2010, dos atuais níveis de perda da biodiversidade. A Secretaria Executiva da CDB considera que, para que isto ocorra, é necessário o envolvimento do setor privado, especialmente das indústrias que são baseadas na biodiversidade ou que tenham grande impacto sobre o meio ambiente. Segundo a Secretaria Executiva, embora haja diversos mecanismos que permitam a participação do setor, o envolvimento da iniciativa privada na implementação da convenção tem sido pequeno.