Notícias
Conama dá posse a novos conselheiros
Primeira reunião após decreto que mudou composição e normas de funcionamento do colegiado marca início de uma nova fase, pautada pela objetividade e eficiência
Publicado em
17/09/2019 20h17
Atualizado em
31/10/2022 12h53
Brasília – O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) realizou nesta terça-feira (17), em Brasília, a sua primeira reunião com a nova composição de conselheiros, baseada no Decreto 9.806, publicado em 28 de maio deste ano.
De acordo com o decreto, o colegiado passou de 96 para 23 membros, mantidos os princípios da proporcionalidade e eficiência administrativa. O objetivo é dar mais objetividade e melhor foco de atuação ao trabalho desenvolvido em plenário e nos grupos temáticos.
A sessão foi realizada no auditório do Ibama. Na abertura, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que preside o colegiado, deu posse aos 23 novos conselheiros e seus respectivos suplentes, cujos nomes e instituições foram citados um a um.
Após a posse, a palavra foi aberta aos conselheiros para considerações gerais. Alguns inscritos ressaltaram a importância das mudanças na composição e funcionamento do colegiado que, segundo eles, vai dar mais dinamismo, celeridade e produtividade ao trabalho do Conama.
“Essa nova composição do Conama, certamente, vai permitir que possamos ter discussões mais profícuas e tomar as melhores decisões para garantir o desenvolvimento sustentável do país”, disse o secretário do Meio Ambiente de Tocantins, Renato Jayme da Silva.
Em seguida aos discursos, foi apresentado requerimento de urgência para discussão e deliberação sobre alterações no Regimento Interno com a finalidade de adequação ao que está previsto no Decreto 9.806.
Como alguns conselheiros ainda tinham dúvidas sobre as mudanças a serem feitas no Regimento, que chegou a ser lido em plenário, a presidência do colegiado resolveu transferir a pauta para uma nova reunião, que deverá ser convocada nos próximos dias.
Ascom MMA
(61) 2028-1227
(61) 2028-1227