Notícias
Conabio discute metas de biodiversidade para 2010
A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) promove, durante sua 20ª reunião ordinária, o seminário para definição de Metas Nacionais de Biodiversidade para 2010. O evento acontece entre os dias 24 e 25 de outubro, no Auditório I do Ibama, em Brasília. O objetivo é fazer com que o país avance no cumprimento da Agenda de Ações Prioritárias, definida a partir da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
No primeiro dia do evento, serão discutidas as metas e os indicadores gerais da CDB. Também será feita uma avaliação ecossistêmica do Milênio, abordando a relação entre os ecossistemas e o bem-estar do ser humano. As taxas de desmatamento na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, a ocorrência de incêndios e queimadas, os remanescentes dos biomas, as espécies exóticas e a situação dos ecossistemas da Zona Costeira e Marinha são outros temas que constam na pauta de debates do dia 24.
A discussão sobre o estado da fauna e da flora ameaçadas de extinção e as tendências de sobreexplotação dos recursos pesqueiros e florestais está na programação do segundo dia de seminário, assim como as tendências de perda de variabilidade genética. Áreas protegidas, meios de conservar e recuperar a biodiversidade, manejo sustentável da agrobiodiversidade, repartição de benefícios do uso de recursos genéticos e de conhecimentos tradicionais também serão discutidos.
A Conabio é formada por representantes de órgãos governamentais e não-governamentais e tem caráter deliberativo e consultivo. É ela quem coordena a implementação das diretrizes da Política Nacional de Biodiversidade e é responsável por identificar e propor áreas e ações prioritárias para pesquisa, conservação e uso sustentável dos componentes da diversidade biológica.