Notícias
Comissão gestora da A3P discute compras verdes
A comissão gestora da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) do Ministério do Meio Ambiente se reúne hoje para discutir o planejamento do programa e traçar diretrizes que deverão ser incluídas no processo de compras governamentais. O objetivo é começar a discutir com outros órgãos do governo federal a adoção de critérios ambientais nas licitações. Devido ao volume de compras do governo federal, cerca de 80 mil itens de produtos, a idéia é que o processo seja organizado por área e de forma transversal.
A A3P também pretende desenvolver propostas para utilização do poder de compras governamental como instrumento de políticas públicas que favoreçam a conservação dos recursos naturais. A iniciativa visa a melhoria da qualidade do ambiente e a redução da produção de resíduos, induzindo mudanças no sistema produtivo e estimulando o consumo de produtos e serviços ambientalmente corretos.
Na última segunda-feira, a comissão da A3P se reuniu com representantes do Ministério do Planejamento e do governo do estado de São Paulo para troca de informações sobre licitação sustentável, ou compras verdes. A reunião teve por objetivo tirar proposta para implantação, a curto prazo, de algumas medidas que poderiam vigorar com segurança.