Notícias
Ciclo de Pré-Conferências começa em Pernambuco
Começa na próxima segunda-feira (22), em Pernambuco, o ciclo de Pré-Conferências Nacionais e Conferências Estaduais que ocorrerão nos 26 estados e no Distrito Federal até outubro. Os encontros têm como objetivo definir propostas e apontar prioridades para serem debatidas durante a 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, no final de novembro, em Brasília, que definirá as linhas de ação para a gestão ambiental no Brasil. A Pré-Conferência pernambucana será realizada no Centro de Cultura da cidade de Olinda, até o dia 24 de setembro.
A ministra Marina Silva e o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, presidiram ontem, em Brasília, uma reunião com todos os funcionários do Ministério, Ibama e Agência Nacional de Águas para fazer um balanço sobre os trabalhos desenvolvidos até agora e informar sobre a etapa que se inicia.
Os encontros nos estados vão discutir propostas sobre recursos hídricos, biodiversidade e espaços territoriais protegidos, infra-estrutura, agricultura, pecuária, pesca e florestas, meio ambiente urbano e mudanças climáticas.
Também serão eleitos os delegados que deliberarão, em Brasília, sobre as sugestões feitas em todo o país. Essas conferências são abertas à sociedade e os interessados podem se cadastrar na hora.
Conferência Estadual ? Os estados do Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Maranhão, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará e Rio de Janeiro optaram por ampliar os debates de interesse local, e seus governadores publicaram Decreto que convoca a Conferência Estadual. Dessa forma, a assembléia final também deliberará sobre as diretrizes do Sistema Estadual de Meio Ambiente.