Notícias
Brasileiros e estrangeiros se reúnem para debater sustentabilidade
Brasília - Cientistas e ambientalistas brasileiros e estrangeiros estarão reunidos em Brasília, na próxima semana, para debater alternativas de desenvolvimento sustentável. Os Diálogos para um Brasil Sustentável, entre 12 e 15 de agosto, servirão de subsídio à 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro, em Brasília, para definir uma nova política ambiental para o Brasil.
Esta é a primeira versão de um projeto de intercâmbio que o Ministério do Meio Ambiente pretende realizar anualmente, sempre reunindo representantes de órgãos do governo, do setor acadêmico, da sociedade civil, ao lado de especialistas estrangeiros. A ministra Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que o governo está empenhado em propor e implementar políticas públicas fundamentadas nos pressupostos do desenvolvimento sustentável. Lembrou que a iniciativa reforça o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Nesta primeira versão, os Diálogos serão pautados sobre quatro temas: educação para a sustentabilidade; ecodesign (planejando projetos sustentáveis); energias limpas e renováveis; e agroecologia (alimentos para a vida). Os temas serão abordados de acordo com prioridades definidas pelo atual governo, que incluem gestão e ordenamento territorial, inclusão social, geração de trabalho e renda, conservação dos recursos naturais e segurança alimentar/programa Fome Zero.
Durante o encontro, serão apresentados projetos e políticas que estão sendo estudados e testados em diferentes localidades do mundo. Já estão confirmadas as presenças de Fritjof Capra, Zenobia Barlow, Anthony Cortese, David Orr, Gunter Pauli, Joel Swisher, Amory Lovins, Miguel Altieri e Vandana Shiva, e os brasileiros Célio Berman, Eda Tassara, Paul Singer e Jean Marc Van der Weid.
Com esta iniciativa o governo quer também estabelecer uma rede internacional de pesquisadores interessados em debater com pesquisadores e lideranças brasileiras projetos que podem ser implementados no país sempre voltados à sustentabilidade socioambiental.
No dia 15 de agosto, a sessão de apresentação dos Diálogos será aberta ao público, com exposições e debates sobre os quatro temas propostos. Serão disponibilizadas até mil vagas. A sessão acontecerá no Auditório Americel Hall, na Academia de Tênis, das 9h às 16h. Para participar os interessados devem increver-se através do e-mail: anelize.schuler @mma.gov.br ou claudia-rodrigues.silva@mma.gov.br. Maiores informações pelo fone: 61 325 6784.
Programação
Local
Academia de Tênis de Brasília
SCES Trecho 04, conjunto 05, lote 01-B
Brasília - Distrito Federal
15 de agosto
Conferência aberta ao público
9h00 às 10h - Abertura, com a ministra Marina da Silva; ministros convidados; Klaus Töpfer, diretor-executivo do Pnuma; presidente da Comissão da Conferência Nacional do Meio Ambiente Claudio Langone, e do secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável Gilney Viana, coordenador do evento no MMA.
10h00 às 10h30 - Jean Pierre Leroy.
10h30 às 11h - Fritjof Capra
11h às 12h - Debate
13h30 às 14h - Painel sobre Energias Limpas e Renováveis, com Amory Lovins
14h às 14h30 - Painel sobre Educação para Sociedades Sustentáveis, com Zenobia Barlow
14h30 às 15h - Painel sobre Ecodesign - Planejando Projetos Sustentáveis, com Gunter Pauli
15h às 15h30 - Painel sobre Agroecologia - Alimentos para a Vida, com Vandana Shiva
15h30 às 16h - Debates
16h - Encerramento