Notícias
Brasil e Marrocos assinam protocolo para gestão da água
Brasília (DF) ? A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro do Uso da Terra, da Água e do Meio Ambiente do Marrocos, Mohamed El Yazghi, assinaram nesta quinta-feira protocolo de intenções para troca de experiências em informações e monitoramento de recursos hídricos. A cooperação envolverá a apresentação de programas de computador voltados ao gerenciamento e intercâmbio de informações sobre organizações de bacias e cobrança pelo uso da água, entre outros.
Yazghi informou que os agricultores marroquinos adotam métodos de uso racional da água na irrigação, com ênfase na fruticultura. Ele informou que seu país é um grande exportador de frutas para o mercado europeu, e que, em toda a produção, o método mais utilizado para irrigação é o de gotejamento. Além da economia de água, o método evitaria a evaporação. Outra prática adotada pelos marroquinos é a de dessalinização da água, mas El Yazghi ressalvou que a técnica ainda tem custo elevado.
Na quarta (11), o ministro do Marrocos visitou a sede da Agência Nacional de Águas (ANA), onde foi recebido pelo diretor-presidente da autarquia, Jerson Kelman, pelo diretor da Agência, Benedito Braga, e pelo superintendente de Conservação de Água e Solo, Antônio Félix Domingues. El Yazghi apresentou o sistema de gerenciamento de recursos hídricos de seu país e destacou que o Marrocos, assim como o Brasil, também estimula a criação de comitês de bacia para democratizar as decisões envolvendo a gestão da água.