Notícias
Boas práticas em sustentabilidade
AÍDA CARLA DE ARAÚJO
A tradição de incentivar, priorizar e premiar iniciativas voltadas às boas práticas ambientais foi incorporada às políticas adotadas pelo Ministério do Meio Ambiente. Nas duas últimas décadas, o MMA vem valorizando essas ações de desenvolvimento sustentável em todas as instâncias do governo. Entre as estratégias para estimular essas boas práticas está a premiação de iniciativas na promoção da sustentabilidade.
O estande do MMA expõe, no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, os trabalhos premiados, como o da Agenda Ambiental na Gestão Pública (A3P), que premia os órgãos e instituições do setor público na promoção da sustentabilidade. As iniciativas premiadas são aquelas que se destacam em quatro categorias: gestão de resíduos sólidos; uso sustentável dos recursos naturais; inovação na gestão pública e destaque na Rede A3P.
Outra premiada foi a Agência Nacional de Águas (ANA), que reconhece as iniciativas que se destacam pela sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Desde 2006, mais de 1,2 mil projetos já participaram do prêmio ANA.
O prêmio de Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental e Urbana foi instituído em 2010. Destaca os municípios com experiências bem sucedidas em sustentabilidade ambiental urbana, valorizando e estimulando os avanços no desenvolvimento de cidades sustentáveis.
INCLUSÃO SOCIAL
Já o Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), que selecionou, por meio de chamada pública, 25 experiências em educação ambiental na agricultura familiar. Com geração de renda, inclusão social e sustentabilidade agregada à atividade rural, as iniciativas inspiraram oficinas e cursos voltados à justiça social nos diferentes biomas brasileiros.
As professoras Elizabeth Zanon e Elza dos Santos, da Escola Municipal Marcos Júlio, de Bom Jesus (PI), além do estudante Flávio Dias de Castro, da Universidade Federal do Piauí, estiveram no estande montado no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável em Brasília.
“Foi uma experiência muito rica nesses últimos três anos. A parceria com a escola municipal e o laboratório da Universidade Federal do Piauí nos proporcionou uma experiência rara”, declarou a professora Elizabeth Zanon. Para Elza dos Santos, além dos cursos sobre desenvolvimento sustentável, a comunidade de Gruta Bela teve a oportunidade de desenvolver outros tipos de trabalho. “A comunidade produziu biojóias, feitas com sementes nativas. Virou até uma grife com o nome de Bela Biju”, disse, orgulhosa, a professora.
Leia mais sobre o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável em:
Ações socioambientais em discussão
Equilíbrio dos recursos hídricos
Juntos pela educação ambiental
Manejo de resíduos é tema de oficina
Novo modelo de gestão do lixo
Gestão municipal em debate