Notícias
BNDES estuda apoio ao desenvolvimento sustentável da indústria brasileira
"O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social está estudando uma maneira de apoiar o desenvolvimento sustentável das indústrias brasileiras". A informação é do assessor da diretoria da área industrial do BNDES, Luiz Carlos Rodrigues Filho, que participa, em Brasília, dos Diálogos para um Brasil Sustentável. "Recebemos uma solicitação do secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, e do presidente da CUT, Luiz Marinho, para fazer um grande debate dentro do Banco sobre uma Agenda 21 para a indústria. Por isso, estamos participando dos Diálogos para um Brasil Sustentável", explica.
Rodrigues Filho avalia que é preciso definir uma política industrial que vá além do comando e controle, procurando aumentar a capacidade de disputa dos produtos brasileiros no mercado internacional sendo qualificados como produtos ambientalmente corretos. "Já estamos em contato com o Centro Nacional de Tecnologias Limpas do Senai, estamos dialogando com o Ministério do Meio Ambiente e um grande seminário junto com a indústria brasileira deve ser realizado para discutir a Agenda 21 industrial", informa o representante do BNDES.
"É fundamental ter este debate para ampliar o conceito da sustentabilidade no Brasil, em todos os setores da economia. Já estamos estudando o lixo com foco industrial para apoiar a competitividade de novos sistemas de reciclagem, organizando melhor esta cadeia produtiva em todo o País, tratando o lixo como matéria-prima. Se houver uma definição do governo federal de um apoio sistêmico à sustentabilidade, o BNDES deve definir algum tipo de financiamento", ressalta Rodrigues Filho.