Notícias
Assembléia discute reserva Tapajós-Arapiuns, no Pará
Santarém (PA) - A Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns realiza assembléia geral nos dias 4 e 0 de julho, em Vila Franca, no Pará. A coordenação da reserva espera a participação de 800 lideranças de comunidades locais. Os objetivos do encontro são garantir a participação comunitária na gestão da Resex, dar posse aos Conselhos das 13 Bacias Hidrográficas, definir o papel dos representantes da Resex nas comunidades e definir a agenda do segundo semestre.
Serão discutidos assuntos como plano de manejo, organização dos conselhos por Bacias Hidrográficas além de informações sobre o projeto do BNDES e do Puxirum, para o desenvolvimento sustentável. O Projeto Puxirum tem como principais pilares a preservação ambiental e a melhoria de renda das famílias. É fruto de articulação do Conselho Nacional dos Seringueiros e financiado pelo governo finlandês e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Em desenvolvimento desde o segundo semestre de 2002, o projeto possibilitou a elaboração do Plano de Manejo da Resex Tapajós-Arapiuns, a compra de barco para recolher a produção extrativista, além da realização de cursos de capacitação na área da Resex sobre produtos madeireiros e não madeireiros.