Notícias
Análise de água terá padrão de qualidade
A Agência Nacional de Águas (ANA) deverá trabalhar, em dois anos, com uma rede de 30 a 50 laboratórios de análise da qualidade da água credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro). A criação da rede, uma iniciativa da ANA e do Inmetro, tem o objetivo de garantir a credibilidade das análises e inibir as atividades que poluem o meio ambiente. Na semana passada, um seminário realizado pelos dois órgãos, em Xerém (RJ), reuniu especialistas de todo o país para conhecer o Programa de Acreditação de Laboratórios de Análise de Qualidade da Água.
Segundo o diretor da ANA, Ivo Brasil, existe uma demanda judicial muito grande em conseqüência de problemas com a qualidade da água. Quem polui não aceita ser multado e questiona os resultados das análises. Ao estabelecer um padrão, a parceria com o Inmetro dará suporte científico às análises da água e aos juizes em suas sentenças", afirmou o diretor da ANA.
Durante o semnário, os laboratórios foram incentivados a buscar credenciamento do Inmetro e se habilitarem a fazer diversos tipos de análises de águas.