Notícias
ANA e Itaipu assinam termo para controlar poluição de rio
O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman, e o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, assinaram um termo de cooperação técnica para implantar projetos de redução da poluição do Rio São Francisco Verdadeiro, um dos afluentes do Rio Paraná. O acordo prevê o trabalho conjunto de técnicos da ANA e da Itaipu na implantação dos programas já desenvolvidos pelas duas instituições com o objetivo de reduzir a poluição no rio.
O programa Produtor de Água da ANA incentiva o produtor rural a realizar de forma voluntária o controle da poluição rural. O programa está dirigido, prioritariamente, a bacias hidrográficas de importância estratégica para o País. A proposta visa a adoção de práticas conservacionistas, como o abatimento da sedimentação e da turbidez da água e o aumento da infiltração de água no solo. Para Jerson Kelman, "a parceria com a Itaipu significa mais um projeto de êxito que poderá ser repassado a outras regiões".
A Itaipu lançou recentemente o projeto Cultivando Água Boa, iniciando a experiência piloto de adoção de microbacias pelos produtores rurais da região do rio São Francisco Verdadeiro.
Segundo o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, o Cultivando Água Boa tem o apoio de todas as cooperativas da região. "Eles estão adotando as nascentes e as microbacias favorecendo o trabalho de mobilização ao longo do rio", disse. O diretor-geral, Jorge Samek, lembrou que todo o projeto se realiza em parceria com universidades, comunidades rurais e escolas públicas sendo que as crianças têm sido as maiores parceiras da iniciativa. Cerca de 14 mil estudantes aderiram ao movimento por intermédio das escolas e pelo menos 6,8 mil cooperados trabalham no projeto.