Notícias
Acre e Rondônia debatem educação ambiental
Gerusa Barbosa
Técnicos do Ministério do Meio Ambiente iniciaram ontem, em Rio Branco, no Acre, reunião do Programa de Enraizamento da Educação Ambiental, desenvolvido pela Diretoria de Educação Ambiental. O objetivo do encontro, que se seguirá também em Rondônia, a partir do dia 5, é articular e fortalecer a educação ambiental em todo o País. A iniciativa atende às diretrizes traçadas pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, de apoio à construção de sociedades sustentáveis, por meio da disseminação da educação ambiental.
Farão parte da pauta das reuniões, entre outros temas, a articulação do fortalecimento da educação ambiental nos municípios; edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente para projetos de educação ambiental; apoio a criação de fundos socioambientais públicos; Encontro das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (Cieas), previsto para junho em Salvador (BA); Programa de Formação em Educação Ambiental para o Acre e Rondônia; capacitação de gestores e conselheiros do Sisnama; e 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.
O Programa de Enraizamento conta com apoio do Ibama nos estados e de parceiros, como secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Educação, Funai, Embrapa, além de associações, representando sociedade civil e organizações não governamentais.