Notícias
Acadebio comemora dez anos de criação
Nesse período, centro de formação do ICMBio, autarquia do MMA que gere as unidades de conservação, viabilizou mais de 500 eventos de capacitação com a participação de mais de 20 mil servidores e profissionais da área
Publicado em
09/09/2019 18h38
Atualizado em
31/10/2022 12h51
Brasília – Os números são expressivos. Nos seus dez anos de funcionamento, completados neste domingo (8), o Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade, a Acadebio, espaço de treinamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), viabilizou 567 eventos de formação, envolvendo nada menos do que 20.973 servidores e profissionais da área ambiental.
O ICMBio é a autarquia do
Ministério do Meio Ambiente (MMA), responsável pela gestão das 334 unidades de conservação federais e de 14 centros especializados em pesquisa e conservação da fauna, flora e outros recursos naturais, como as cavernas.
"Esses 10 anos são um marco. Agora, a intenção da atual gestão é aperfeiçoar a Acadebio para que, no futuro, ela seja um centro de formação para outros ministérios, policias ambientais estaduais e até para os países da América Latina", afirmou o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira (
ao lado
), durante comemoração do aniversário, na manhã desta segunda-feira (9), na sede do Centro, na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em Iperó (SP).
O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Luís Gustavo Biagioni, disse que uma instituição que tem seu próprio centro de treinamento é “uma instituição eterna”. “Consegue se reinventar frente às demandas, principalmente numa época na qual há uma revolução (de conhecimentos) a cada dois, três anos", reforçou ele.
Já o chefe do Centro, o analista ambiental Luciano Bonatti Regalado, afirmou que, “ao completar dez anos de existência, a Acadebio consolida o seu papel como espaço do saber voltado ao aprimoramento de competências e habilidades dos profissionais atuantes na conservação da biodiversidade e no desenvolvimento socioambiental”.
A partir de agora, segundo ele, o Centro se prepara para dar voos mais altos. Vai viabilizar, por meio de parcerias, treinamentos não só para o ICMBio, mas para todos os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), além de parceiros externos, como universidades e centros de pesquisa.
“Nesta data tão especial, a Acadebio reafirma o compromisso de buscar o fortalecimento, o reconhecimento e a capacitação continuada dos profissionais dedicados não apenas ao cumprimento da missão institucional, mas também de todos aqueles comprometidos com a conservação e proteção dos recursos naturais, da biodiversidade e das nossas unidades de conservação”, concluiu Bonatti.
HISTÓRICO
A Acadebio foi fundada em 8 de setembro de 2009. Na época, a direção do ICMBio, que havia sido criado há pouco menos de dois anos, decidiu aproveitar as instalações físicas já existentes na Flona de Ipanema, para montar um centro de formação e disseminação de conhecimentos que oferecesse capacitação continuada a seus servidores.
De lá para cá, o Centro se consolidou como um importante espaço de treinamento profissional. Hoje, a Acadebio é decisiva para dotar o ICMBio de analistas e técnicos cada vez mais preparados para desenvolver as suas atividades de gestão e proteção do patrimônio socioambiental brasileiro.
De lá para cá, o Centro se consolidou como um importante espaço de treinamento profissional. Hoje, a Acadebio é decisiva para dotar o ICMBio de analistas e técnicos cada vez mais preparados para desenvolver as suas atividades de gestão e proteção do patrimônio socioambiental brasileiro.
A Acadebio fica no interior da Floresta Nacional de Ipanema, a 30 quilômetros de Sorocaba (SP). Com 5,3 mil hectares, a Flona abriga inúmeras espécies da fauna e flora, além das antigas instalações da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, criada por D. João VI, em 1810, que têm alto valor histórico.
O centro de formação ocupa 10 mil m2 de área construída, com dois prédios, um que comporta os espaços pedagógicos e a equipe de coordenação, e outro onde funciona o alojamento, com capacidade para hospedar até 170 pessoas.
O centro de formação ocupa 10 mil m2 de área construída, com dois prédios, um que comporta os espaços pedagógicos e a equipe de coordenação, e outro onde funciona o alojamento, com capacidade para hospedar até 170 pessoas.
O primeiro prédio possui oito salas de aula, auditório para 200 pessoas, sala de conferência para 70 pessoas, duas salas de informática, sala multimídia, salas de estudos, reuniões e biblioteca, salas administrativas, além de espaço de jogos e atividades físicas e espaços abertos, utilizados para atividades de campo, exposições, feiras e outros eventos. O segundo prédio possui refeitório, área de estar e lavanderia coletiva para uso coletivo.
A programação anual da Acadebio é dividida basicamente em duas linhas de atuação: eventos internos, baseados no Programa de Gestão por Resultados (PGR) do ICMBio, que buscam capacitar técnicos e analistas do Instituto – cursos, reuniões técnicas, oficinas de planejamento, oficinas de avaliação do estado de conservação das espécies, desenvolvimento de pessoas, entre outros – e externos, abertos a outras instituições como Ibama, universidades, centros de pesquisa – seminários, treinamento de brigadistas, cursos de formação de fiscais.
Ascom MMA – (61) 2028-1227 – com informações do ICMBio e da Acadebio