Notícias
COP28
Marina Silva reúne-se com secretário-geral da ONU na COP28
Ministra Marina Silva e o secretário-geral da ONU, António Guterres, em reunião bilateral na COP28. Foto: Fernando Donasci
A ministra Marina Silva reuniu-se nesta terça-feira (12/12) com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, durante a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Marina e Guterres conversaram sobre a conclusão das negociações da conferência do clima, cujo fim estava previsto para esta terça, e sobre a COP30, que o Brasil sediará em 2025. A escolha foi formalizada na segunda-feira (11/12) em sessão plenária.
A ministra Marina Silva reforçou ao secretário-geral a necessidade de alcançar resultados ambiciosos e alinhados com a ciência na COP28. Ressaltou também o compromisso do Brasil com a missão 1,5°C e ações mais firmes para que o aumento da temperatura global não ultrapasse o limite de 1,5°C alertado por cientistas.
A ministra mencionou a necessidade de adotar uma linguagem clara sobre a transição para eliminar a dependência das economias da produção e consumo de combustíveis fósseis. Os países desenvolvidos, enfatizou, devem liderar este processo.
Marina também defendeu que sejam garantidos meios de implementação necessários para a transição energética justa nos países em desenvolvimento e propôs a criação de um grupo de trabalho “de Dubai a Belém”, para tratar de temas como a transição energética justa no caminho entre a COP28 e COP30.
Guterres concordou com a importância de resultados ambiciosos nas agendas de mitigação, adaptação e de meios de implementação, assim como em relação à linguagem sobre combustíveis fósseis. O secretário-geral da ONU também se colocou à disposição do Brasil para auxiliar o país na preparação para a COP30 em Belém.