Busca ativa e Rede Bolsa Verde
As oficinas de busca ativa têm o objetivo de apresentar o Programa Bolsa Verde em territórios com elevado número de famílias, disseminando as informações sobre as diretrizes e formas de adesão ao programa. Esses encontros promovem a articulação entre os diferentes entes federativos, aproximando prefeituras, famílias e lideranças: secretarias municipais de meio ambiente, secretarias municipais de assistência social, associações agroextrativistas, sindicatos rurais, colônias de pescadores, Caixa Econômica Federal e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
As oficinas também funcionam como espaços de formação para os participantes, especialmente aqueles que atuam no CadÚnico e nas secretarias de meio ambiente municipais. Assim, esses agentes passam a ser multiplicadores e poderão auxiliar famílias beneficiárias na assinatura do termo de adesão ao Bolsa Verde e inclusão no CadÚnico, quando for o caso.
Além disso, de posse da distribuição geográfica das famílias aptas e fora do CadÚnico por território, cada município pode elaborar ações para alcançar esses beneficiários, indicando profissionais e órgãos envolvidos, recursos a serem utilizados, localidades visitadas e cronograma de execução. Com essas informações, o MMA pode realizar o acompanhamento da busca ativa nos territórios.
<inserir vídeo a seguir>