Gestar
Programa GESTAR
O Programa Nacional de Gestão Ambiental e Socioprodutiva de Paisagens Rurais – Programa Gestar - é uma iniciativa coordenada pelo Departamento de Políticas de Gestão Ambiental Rural da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (DGAR/SNPCT/MMA). O programa tem como objetivo fortalecer a gestão ambiental e socioprodutiva no meio rural brasileiro, reconhecendo a complexidade dos territórios e propondo uma abordagem integrada para o manejo sustentável dos recursos naturais, a adoção de práticas produtivas sustentáveis, a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.
O Programa Gestar estrutura-se em quatro eixos temáticos: (i) gestão integrada de paisagens rurais, (ii) sistemas produtivos sustentáveis, (iii) crédito rural, mercados diferenciados e agregação de valor, e (iv) arranjos institucionais e mecanismos financeiros. Cada eixo contempla objetivos específicos e linhas de ação que podem ser adaptadas às realidades e prioridades territoriais.
Alinhado com compromissos internacionais, o Gestar busca articular esforços interinstitucionais em todos os níveis da federação. O programa possui estruturas de governança participativa em dois níveis: o Comitê Gestor Nacional, com caráter interinstitucional e com a função de definir as diretrizes gerais de implementação do programa, e os Comitês Gestores Locais, responsáveis pela implementação e acompanhamento das ações nos territórios. Esses espaços devem envolver órgãos públicos, sociedade civil, setor privado, agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais, assegurando a descentralização, o protagonismo social, a valorização dos saberes locais e a articulação com políticas públicas já existentes.
O Programa Gestar representa uma resposta concreta aos desafios ecológicos, econômicos e sociais presentes no meio rural brasileiro. Dessa forma, o programa busca construir um futuro mais justo, sustentável, resiliente e inclusivo, promovendo a articulação entre diversos atores sociais em favor da gestão ambiental e socioprodutiva da paisagem nos territórios rurais do Brasil.