Espécies ameaçadas de extinção
A conservação dos ecossistemas naturais, flora, fauna e os microrganismos garante a sustentabilidade dos recursos naturais e permite a manutenção de vários serviços essenciais ao bem-estar humano. O Brasil, por ser um país de destaque por sua diversidade biológica, tem grandes desafios e responsabilidades em relação à conservação de espécies.
Cabe ao Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade coordenar a elaboração de listas nacionais oficiais de espécies ameaçadas de extinção, bem como coordenar a atualização e a implementação da estratégia nacional para a conservação das espécies ameaçadas de extinção e acompanhar a implementação de seus instrumentos de conservação.
Um desses instrumentos de conservação da biodiversidade, que é coordenado pelo DCBIO, é o Projeto Pró-Espécies. O projeto prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.