Biodiversidade e Biomas
Linhada de resultados e lições aprendidas - Fortalecimento comunitário na região do sul da Bahia no Projeto GEF Mar
Ano: 2024
A cartilha apresenta uma síntese dos principais resultados alcançados por cada projeto, demonstrando o impacto positivo das ações que projetos locais possibilitam e inspirando esforços semelhantes. Os resultados incluem melhorias ambientais alcançadas junto com avanços sociais, o fortalecimento da cultura e da identidade, bem como, o aumento da qualidade de vida das comunidades locais.
Conectividade em Foco - Paisagens, Planejamento de Corredores Ecológicos e Trilhas de Longo Curso
Ano: 2024
Esta apostila compila os conteúdos e discussões apresentados ao longo do Curso de Ecologia de Paisagens e Modelagem de Corredores Ecológicos, realizado em 2023, no âmbito do projeto Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró-Espécies), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), tendo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) como coordenador, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) como agência implementadora e o WWF-Brasil como agência executora.
Curso de Ecologia de Paisagens e Modelagem de Corredores Ecológicos
Ano: 2024
Curso composto de 20 videoaulas.
Módulo 1 - Ecologia de paisagens | Módulo 2 - Fragmentação e conectividade | Módulo 3 - Paisagens fragmentadas e a biodiversidade | Módulo 4 - Paisagens fragmentadas e o ser humano Módulo 5 - Manejo de paisagens fragmentadas
Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa - Sumário Executivo (Versão em Português)
Ano: 2024
O Planaveg mantém o objetivo de ampliar e fortalecer políticas públicas, incentivos financeiros, mercados, tecnologias de recuperação e boas práticas agropecuárias, entre outras ações necessárias para a recuperação da vegetação nativa, especialmente em Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal (RL) e de Uso Restrito (AUR). Esta versão, no entanto, inclui a recuperação da vegetação nativa em áreas degradadas em Unidades de Conservação, Terras Indígenas e outros territórios coletivos.
Marco Legal da Fauna Silvestre do Brasil
Ano: 2024
A publicação aborda a introdução ao Direito Animal no Brasil, a organização sistemática e crítica das fontes normativas. "Marco Legal da Fauna Silvestre do Brasil" traz um exame detalhado do estado da arte normativa no Brasil e aponta para a necessidade da construção de novos conceitos e entendimentos que abriguem de maneira adequada a proteção e os direitos animais, ajudando o leitor a compreender as diferenças no tratamento normativo dado aos animais.
Manual de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras para o ambiente terrestre no Brasil
Ano: 2024
Neste documento apresentamos o manual de orientação para o uso do Protocolo de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida, com vistas à implementação de ações práticas de erradicação e controle de EEIs em ambientes terrestres. O Protocolo se fundamenta no modelo do Protocolo Geral, porém este manual inclui informações mais detalhadas sobre diversos aspectos do Protocolo, com o intuito de facilitar sua aplicação prática.
Manual de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras para o ambiente dulcícola no Brasil, incluindo protocolo específico
Ano: 2024
Neste documento apresentamos o manual de orientação para o uso do Protocolo de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida, com vistas à implementação de ações práticas de erradicação e controle de EEI em ambientes dulcícolas. O Protocolo se fundamenta no modelo do Protocolo Geral, porém este manual contém informações mais detalhadas sobre diversos aspectos do Protocolo, com o intuito de facilitar sua aplicação prática.
Manual de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras para o ambiente marinho no Brasil
Ano: 2024
Neste documento apresentamos o manual de orientação para o uso do Protocolo de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida, com vistas à implementação de ações práticas de erradicação e controle de EEIs em ambientes marinhos. O Protocolo se fundamenta no modelo do Protocolo Geral. Este manual contém informações mais detalhadas sobre diversos aspectos do Protocolo, com o intuito de facilitar sua aplicação prática.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH - Projetos Demonstrativos de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados Tecnologia Alternativa: Sistema Subcrítico com CO2 Supermercado Angeloni Balneário Camboriú (SC)
Ano: 2020
Nesta publicação apresentam-se os resultados do Terceiro Projeto Demonstrativo de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados, realizado no período entre setembro de 2015 e novembro de 2017 no supermercado Angeloni, localizado na cidade de Balneário Camboriú (SC). Trata-se de um estudo de caso, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pela agência bilateral Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que faz parte das diversas iniciativas do País para atender ao Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs) e para promover a redução dos vazamentos de fluidos frigoríficos, por meio da aplicação das boas práticas durante os serviços de instalação, reparo, manutenção e operação de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.
PROGRAMA BRASILEIRO DE ELIMINAÇÃO DOS HCFCs - PBH • Relatório com Informações sobre Tecnologias/Equipamentos de Baixo GWP para Ar Condicionado Residencial • Síntese dos Relatórios do UNEP-TEAP e outras Instituições envolvidas na Implementação de Alternativas aos HCFCs e HFCs de Alto GWP
Ano: 2020
O Brasil, como parte dos compromissos assumidos junto ao Protocolo de Montreal, desenvolveu e está implementando o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), envolvendo a substituição do HCFC-22 na produção de equipamentos de ar condicionado, entre outros setores. Isto está ocorrendo em um momento em que o Protocolo de Montreal aprovou uma nova medida impondo controles sobre o uso de HFCs, a Emenda de Kigali.
BOLETIM - Workshop • Fluídos Frigoríficos Alternativos para Equipamentos de Refrigeração Comercial (HIDROFLUOREFINA)
Ano: 2019
Este documento foi elaborado pela equipe técnica do Projeto de Refrigeração e Ar Condicionado, PROJETO RAC, no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) – Etapa 2, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial.
BOLETIM - Workshop • Fluídos Frigoríficos Alternativos para Equipamentos de Refrigeração Comercial (DIÓXIDO DE CARBONO)
Ano: 2019
Este documento foi elaborado pela equipe técnica do Projeto de Refrigeração e Ar Condicionado, PROJETO RAC, no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) – Etapa 2, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial.
BOLETIM - Workshop • Fluídos Frigoríficos Alternativos para Equipamentos de Refrigeração Comercial (PROPANO)
Ano: 2019
Este documento foi elaborado pela equipe técnica do Projeto de Refrigeração e Ar Condicionado, PROJETO RAC, no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) – Etapa 2, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH - Projetos Demonstrativos de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados Loja Hortifruti do Campo Apinajés São Paulo (SP)
Ano: 2019
Nesta publicação apresentam-se os resultados do Segundo Projeto Demonstrativo de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados, realizado no período de agosto de 2018 a outubro de 2018 no supermercado Hortifruti do Campo Apinajés, localizado na rua Apinajés, 104, no bairro de Perdizes, na cidade de São Paulo (SP). Trata-se de um estudo de caso, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pela agência bilateral Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que faz parte das diversas iniciativas do País para atender ao Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs) e para promover a redução dos vazamentos de fluidos frigoríficos, por meio da aplicação das boas práticas durante os serviços de instalação, reparo, manutenção e operação de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH - Projetos Demonstrativos de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados Loja Yamada Express Nazaré – Belém (PA)
Ano: 2019
Nesta publicação apresentam-se os resultados do Primeiro Projeto Demonstrativo de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados, realizado no período de agosto de 2015 a junho de 20181 no Supermercado Y. Yamada Express Nazaré, localizado na cidade de Belém (PA). Trata-se de um estudo de caso, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pela agência bilateral Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que faz parte das diversas iniciativas do País para atender ao Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs) e para promover a redução dos vazamentos de fluidos frigoríficos, por meio da aplicação das boas práticas durante os serviços de instalação, reparo, manutenção e operação de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH • FICHA TÉCNICA - Projetos Demonstrativos de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados Loja Yamada Express Nazaré – Belém (PA)
Ano: 2019
O projeto demonstrativo de contenção de vazamentos de HCFCs no supermercado Yamada Express Nazaré, em Belém (PA), teve como objetivo realizar melhorias técnicas e procedimentos de manutenção e operação que contribuem para diminuição ou eliminação dos vazamentos de HCFC-22, com o propósito de reduzir ou eliminar perdas econômicas e ambientais.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH • FICHA TÉCNICA - Projetos Demonstrativos de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados Loja Hortifruti do Campo Apinajés - São Paulo (SP)
Ano: 2019
O projeto demonstrativo de contenção de vazamentos de HCFCs no supermercado Hortifruti do Campo Apinajés, em São Paulo (SP), teve como objetivo realizar melhorias técnicas e procedimentos de manutenção e operação que contribuem para diminuição ou eliminação dos vazamentos de HCFC-22, com o propósito de reduzir ou eliminar perdas econômicas e ambientais.
Biodiversidade Brasileira Sabores e Aromas
Ano: 2019
Com esta obra queremos promover o prazer da alimentação a partir do resgate das espécies da flora nativa e dos elos culturais perdidos. As 335 receitas, utilizando como ingredientes espécies das diferentes regiões brasileiras, aproximam e misturam as tradições com a criatividade contemporânea. Essa diversificação contribui para uma alimentação mais nutritiva, prazerosa e sustentável.
Roteiro para Criação de Unidades de Conservação Municipais - 2ª edição
Ano: 2019
A segunda edição do Roteiro de Criação de Unidades de Conservação Municipais foi elaborada no contexto do projeto “Áreas protegidas e outras medidas de conservação baseadas em áreas em nível dos governos locais”, resultado da articulação bilateral entre os governos do Brasil e Alemanha no âmbito da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha. O projeto “Áreas protegidas e outras medidas de conservação baseadas em áreas em nível dos governos locais” envolve diretamente o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e os parceiros de implementação Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência executiva da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH - Treinamento e Capacitação para Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split
Ano: 2019
O governo brasileiro coordenou a elaboração do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), contando com a participação de entidades representativas dos setores privado e governamental. O cronograma de eliminação do consumo de HCFCs foi dividido em etapas. A etapa 1 do PBH, que ocorreu no período de 2013 a 2015, eliminou 32,36% do consumo de HCFC-141b e 6,51% do consumo de HCFC-22, perfazendo a eliminação total de 16,6% do consumo de HCFCs. A etapa 2, aprovada em novembro de 2015, tem como finalidade a eliminação de 90,03% do consumo de HCFC-141b até 2020 e de 27,10% do consumo de HCFC-22 até 2021. Uma terceira etapa está prevista para eliminação do consumo residual de HCFCs no período entre 2022 a 2040.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH - Treinamento e Capacitação para Boas Práticas em Sistemas de Refrigeração Comercial
Ano: 2019
O governo brasileiro coordenou a elaboração do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), contando com a participação de entidades representativas dos setores privado e governamental. O cronograma de eliminação do consumo de HCFCs foi dividido em etapas. A Etapa 1 do PBH, que ocorreu no período de 2013 a 2015, eliminou 32,36% do consumo de HCFC-141b e 6,51% do consumo de HCFC-22, perfazendo a eliminação total de 16,6% do consumo de HCFCs. A Etapa 2, aprovada em novembro de 2015, tem como finalidade a eliminação de 90,03% do consumo de HCFC-141b até 2020 e de 27,10% do consumo de HCFC-22 até 2021. Uma terceira etapa está prevista para eliminação do consumo residual de HCFCs no período entre 2022 a 2040.
BABAÇU - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pen - sado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
ANDIROBA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da andiroba. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a andiroba e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
ANDIROBA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pen - sado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
BARBATIMÃO - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista do barbatimão. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre o barbatimão e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
BARBATIMÃO - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
PEQUI - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
COPAÍBA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da copaíba. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a copaíba e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
BARU - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
BURITI - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
ERVA-MATE - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você, que trabalha no manejo extrativista da erva-mate. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a erva-mate e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
CAJUZINHO-DO-CERRADO - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
UMBU - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
ESPINHEIRA-SANTA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da espinheira-santa. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a espinheira-santa e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
CARNAÚBA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
AÇAÍ - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
MANGABA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da mangaba. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a mangaba e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
CAROÁ - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
CASTANHA-DO-BRASIL - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
MURUMURU - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista do murumuru. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre o murumuru e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
ESPINHEIRA-SANTA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
ERVA-MATE - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
PIAÇABA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da piaçaba. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a piaçaba e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
MANGABA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
COPAÍBA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
PRACAXI - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da pracaxi. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a pracaxi e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
MURUMURU - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
LICURI - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.