Notícias
Ministério do Meio Ambiente fortalece saneamento e limpeza urbana em Bauru-SP
Iniciativas beneficiarão o município com geração de emprego, infraestrutura e saúde
O ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, e a prefeita de Bauru, Suellen Rosim, assinaram nesta quinta-feira (20/5) acordo de cooperação com vistas ao fortalecimento da Agenda Ambiental Urbana, para melhorias no saneamento básico, na gestão de resíduos e nas áreas verdes do município.
Além da celebração da assinatura, também foi realizada a vistoria em pontos críticos para o meio ambiente, como o trecho do rio Bauru onde há o de lançamento de 600 litros por segundo de esgoto sem tratamento. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) atuará em conjunto com a prefeitura no monitoramento da área, bem como na implementação de planos de trabalho e no apoio técnico para promoção de melhorias na gestão de resíduos.
O MMA irá contribuir para a capacitação e treinamento de técnicos das áreas de gestão de resíduos e saneamento. No acordo, também estão contempladas melhorias em áreas verdes urbanas, em sinergia com o Cidades+Verdes, programa lançado em 2020 pelo MMA.
Entre as medidas para estruturação dos serviços de esgotamento no município, está a conclusão da obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), prevista para ser entregue há seis anos. Quando pronta, a ETE terá capacidade para tratar 1.800 litros por segundo, possibilitando o tratamento adequado do esgoto do município.
As ações beneficiarão cerca de 400 mil moradores do município de Bauru e entorno. Além dos danos ambientais, o descarte inadequado de resíduos é um fator agravante para a proliferação de vetores de doenças, impactando diretamente a saúde da população. Assim, as melhorias no saneamento contribuem, tanto com a conservação do solo e da água, quanto com a qualidade de vida das pessoas.
Com o fortalecimento dos serviços e da gestão, também são geradas novas oportunidades de emprego e renda, impulsionando a economia do município.
Agenda Ambiental Urbana
Lançada em 2019 pelo MMA, a agenda é composta por seis eixos prioritários de atuação: Combate ao Lixo no Mar , Lixão Zero , Cidades+Verdes , Recuperação de Áreas Contaminadas , qualidade do ar e saneamento . O objetivo principal da agenda é melhorar a qualidade ambiental nas cidades, onde vivem mais de 80% dos brasileiros.