Notícias
Megaoperação do Ibama no Porto de Santos tem mais de 70 embarcações vistoriadas
Operação atua em sinergia ao Plano de Combate ao Lixo no Mar, do Ministério do Meio Ambiente
Entre os dias 1º e 4 de fevereiro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou uma operação de fiscalização do descarte de resíduos de embarcações no Porto de Santos, SP. A ação está no escopo do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, lançado em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A chamada “Operação Descartes” no Porto de Santos teve como objetivo inibir o descarte de resíduos oriundos do processo de higienização das embarcações. As embarcações são responsáveis por cerca de 20% do lixo no mar, podendo gerar impactos irreversíveis ao meio ambiente.
Coordenada pela Superintendência do Ibama de São Paulo, por meio da Unidade Técnica de Santos, a ação vistoriou mais de 70 embarcações nos últimos três dias. Em terra foram abordados seis navios e vistoriadas duas agências de embarcações. Nas proximidades do Porto de Santos mais 22 navios foram abordados e aproximadamente 50 vistos em movimentação suspeita.
Os resíduos descartados no mar geram graves impactos à biodiversidade marinha, ameaçando diretamente a cadeia econômica local com a inibição do turismo náutico e de atividades relacionadas à pesca. Além dos problemas econômicos, a poluição no mar também provoca contratempos para os municípios, estados e governo federal, no âmbito da qualidade de vida da população, no que diz respeito à saúde e bem estar.
Combate ao Lixo no Mar
O Plano de Combate ao Lixo no Mar foi lançado pelo MMA em março de 2019 e contempla ações que vão desde a gestão de resíduos até mutirões de limpeza e recuperação de áreas contaminadas, objetivando melhor qualidade ambiental nas cidades e, consequentemente, melhor qualidade de vida para as pessoas.
Saiba mais sobre o plano de Combate ao Lixo no Mar.