Programa Arpa
O ARPA é um programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (por meio de uma Unidade de Coordenação do Programa — UCP/MMA), gerenciado financeiramente pelo Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) e financiado com recursos de doadores nacionais, internacionais e dos governos federal e estaduais (como contrapartida).
Foi criado em 2002 com o objetivo de expandir e fortalecer o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) na Amazônia, proteger 60 milhões de hectares, assegurando recursos financeiros para a gestão destas áreas a curto ou longo prazo e, assim, promover o desenvolvimento sustentável na região. Hoje o ARPA apoia 120 UCs federais e estaduais, nas seguintes categorias: Estação Ecológica (ESEC), Reserva Biológica (REBIO), Parques, Reservas Extrativistas (RESEX) e Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS).
É considerado o maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta e o mais expressivo ligado à temática das Unidades de conservação no Brasil. Atualmente, o Programa ARPA encontra-se na terceira fase, iniciada em 2014, com duração prevista até 2039 e é regido pelos Decretos nº 8.505/2015 e nº 10.140/2019.
Saiba mais sobre o ARPA, clicando na página própría do Programa (aqui).