Instruções para o cadastramento
Contudo, os responsáveis pela gestão de UCs federais, estaduais/distritais ou municipais precisarão se cadastrar no sistema para acessar a área restrita da plataforma, onde poderão cadastrar e atualizar as informações de seus órgãos gestores e das unidades de conservação sob sua gestão. Para isso, basta seguir os seguintes passos.
Como cadastrar um órgão gestor no CNUC:
Os OGs são as instituições responsáveis pela criação e pela gestão das UCs do SNUC. Para que as informações das UCs sob gestão de cada OG possam estar disponíveis no CNUC, é necessário, primeiramente, que o OG esteja cadastrado na plataforma.O cadastro do OG é realizado concomitantemente ao cadastro da pessoa responsável pelo gerenciamento das informações relacionadas ao OG, que terá o perfil denominado “Administrador do OG titular”
- Acesse a plataforma do CNUC;
- Clique em “Acesso Restrito” no canto superior direito da plataforma;
- Clique em “Solicitar Acesso”;
- Preencha os dados do Administrador do OG titular solicitados no formulário;
- No campo “tipo de perfil” selecione a opção “Administrador do Órgão Gestor (titular)”;
- No campo “Órgão Gestor”, verifique se o OG não foi previamente cadastrado (não aparece na lista suspensa) e, caso confirmado, selecione a opção “OG não cadastrado – cadastre seu órgão gestor”;
- Preencha as informações do órgão gestor solicitadas no formulário que será aberto na tela;
- Clique em “Submeter para análise”
Após submetido, o administrador do CNUC no MMA verificará se as informações do OG e do
administrador do OG titular foram preenchidas adequadamente e enviará um e-mail para os endereços cadastrados informando o resultado da análise.
Informações mais detalhadas sobre esse procedimento podem ser consultadas no Guia do CNUC, modulo 2, capítulo 2.2.3
Como cadastrar um usuário no CNUC:
O cadastramento de usuários é destinado especificamente aos responsáveis pela gestão de UCs federais, estaduais/distritais ou municipais, que precisarão acessar a área restrita da plataforma para cadastrar e atualizar as informações de seus órgãos gestores e das unidades de conservação sob sua gestão.
- Acesse a plataforma do CNUC:
- Clique em “Acesso Restrito” no canto superior direito da plataforma;
- Clique em “Solicitar Acesso”;
- Preencha os dados do usuário solicitados no formulário;
- No campo “tipo de perfil” selecione a opção desejada. A descrição de cada perfil pode ser obtida no ícone “i” ao lado de cada perfil;
- No campo “Órgão Gestor”, selecione o OG a que está vinculado ou, no caso de proprietários de RPPNs, que reconheceu a RPPN. Caso o OG não apareça na lista suspensa, é necessário seguir os passos para seu cadastramento, explicados no tópico anterior;
- Clique em “Submeter para análise”.
Após submetido, o administrador do CNUC no MMA verificará se as informações do OG e do
usuário foram preenchidas adequadamente e enviará um e-mail para os endereços de e-mail cadastrados informando o resultado da análise.
Informações mais detalhadas sobre esse procedimento podem ser consultadas no Guia do CNUC, modulo 2, capítulo 2.2.3
Como cadastrar uma unidade de conservação no CNUC:
O cadastramento de uma UC pode ser realizado pelos usuários já registrados na plataforma com perfis de “técnico do OG”, “proprietário de RPPN” e “administrador do OG”.
- Acesse a plataforma do CNUC;
- Clique em “Acesso Restrito” no canto superior direito da plataforma;
- Preencha os dados de login e senha e clique em “Entrar”;
- Clique no botão de acesso “unidades de conservação”;
- Clique em “+Adicionar”;
- Preencha os dados da UC solicitados em cada um dos 6 passos;
- Clique em “Enviar para certificação” ou “Certificar e enviar para aprovação”.
A certificação de uma UC é realizada pelos administradores do OG:
- Acesse a plataforma do CNUC;
- Clique em “Acesso Restrito” no canto superior direito da plataforma;
- Preencha os dados de login e senha e clique em “Entrar”;
- Clique no botão de acesso “unidades de conservação”;
- Clique em na aba “em certificação” e localize a UC que deseja certificar;
- Analise os dados cadastrados em cada um dos 6 passos;
- Caso estejam corretos, clique em “Certificar e enviar para aprovação”.
Após certificada, o validador do CNUC no MMA verificará as informações cadastradas. Estando de acordo com o SNUC (Lei 9.985/2000) e com os atos legais disponibilizados no sistema, as informações são validadas pelo MMA e publicadas na plataforma CNUC podendo ser acessadas por toda a sociedade.
Informações mais detalhadas sobre esse procedimento podem ser consultadas no Guia do CNUC, modulo 2, capítulo 2.4